Diversidade cultural na escola
Palavras-chave:
Cultura, Identidade, Diversidade Cultural, Educação.Resumo
O projeto originou-se de uma situação comum na maior parte das escolas brasileiras, na qual o aluno, ainda que indiretamente, é forçado a aceitar e fazer parte de uma cultura diferente da sua. Analisando a situação e em conversas com a professora da escola onde o projeto foi desenvolvido, foi detectado a necessidade de uma conscientização de que a escola é um ambiente que abraça diferentes culturas e que somos fruto das interações destas culturas. A identidade de um povo é fundamentada pela cultura, por isso, a importância do trabalho cultural na escola de modo integral e profissional. Para pôr em prática esse projeto foi pensado cuidadosamente a metodologia que seria utilizada. Para este projeto foram utilizadas a formação continuada da professora e o Projeto de Trabalho para a prática com as crianças.
Referências
BOSI, Afredo. Cultura Brasileira: Temas e situações. São Paulo: Atica, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf> Acesso em: 02 mar. 2018
COLENY, Fabricio. Círio de Nazaré, em Belém. 2015. Disponível em: <http://cirios.com.br/cirio-de-nazare-em-belem/>. Acesso em: 10 ago. 2018
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2018.
VIANA, Maria. Sou educador: ensino fundamental I. São Paulo: Eureka, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/