PROJETO DE DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO LEITURA E TIPOS DE PERSONALIDADE COMO FATORES DE APRIMORAMENTO HUMANO E PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Design Instrucional, Semiótica, Eneagrama.Resumo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do Design Instrucional do curso Leitura e Tipos de Personalidade como fatores de Aprimoramento Humano e Profissional. Tal curso se constrói a partir de um Design Aberto, propício à vivência do sociointeracionismo. Contempla os estudos dos perfis de leitores de Lúcia Santaella alicerçados na Semiótica de Peirce, e os estudos de Naranjo sobre o Eneagrama das Personalidades. Objetiva oferecer condições para aprimorar a competência leitora em um sentido lato, abarcando o autoconhecimento e as mudanças do perfil cognitivo do leitor através das eras. Sua implementação pode ter o formato de curso livre, componente interdisciplinar ou nicho de aprendizagem em cursos de graduação.
Palavras-chave: Design Instrucional; Semiótica; Eneagrama.
Referências
DRUCKER, P. F. Administrando para o Futuro: os anos 90 e a virada do século. São Paulo: Pioneira, 2002.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education, 2008.
KOHL, M. Piaget – Vygotsky: Novas contribuições para o Debate, RJ: Ática, 2012.
MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 8a edição. São Paulo: Papirus, 2000.
NARANJO, C. Os Nove Tipos de Personalidade. Rio de Janeiro, Objetiva, 1997.
____. O Eneagrama da Sociedade. São Paulo, Esfera, 2004..
PALLOFF, R.M. e PRATT, K. O Aluno Virtual - Um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RODRIGUES, L.M.; DIAS, L.C.M.; RODRIGUES, P.A.A. Do design instrucional fixo ao contextualizado: análise de um curso de pós-graduação oferecido na modalidade a distância. UFSC: SIED e ANPED, 2014.
SANTAELLA, L. Navegar no Ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus,2004.
____. A Ecologia Pluralista da Comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
______. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.
____. Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual, Verbal. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/