PROJETO DE DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO LEITURA E TIPOS DE PERSONALIDADE COMO FATORES DE APRIMORAMENTO HUMANO E PROFISSIONAL

Autores

  • Carmem Lúcia Quintana Unifeso Centro Universitário SENAC, São Paulo

Palavras-chave:

Design Instrucional, Semiótica, Eneagrama.

Resumo

                                                RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do Design Instrucional do curso Leitura e Tipos de Personalidade como fatores de Aprimoramento Humano e Profissional. Tal curso se constrói a partir de um Design Aberto, propício à vivência do sociointeracionismo. Contempla os estudos dos perfis de leitores de Lúcia Santaella alicerçados na Semiótica de Peirce, e os estudos de Naranjo sobre o Eneagrama das Personalidades. Objetiva oferecer condições para aprimorar a competência leitora em um sentido lato, abarcando o autoconhecimento e as mudanças do perfil cognitivo do leitor através das eras. Sua implementação pode ter o formato de curso livre, componente interdisciplinar ou nicho de aprendizagem em cursos de graduação. 

 

Palavras-chave: Design Instrucional; Semiótica; Eneagrama.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Quintana, Unifeso Centro Universitário SENAC, São Paulo

Doutora e Mestra  em Língua Portuguesa pela UERJ.

Pós-graduada em Designer Instrucional pela Universidade SENAC, Implementação e Gestão de EaD pela UFF, Tutoria de Ensino a Distância pela Universidade SENAC, Literatura Brasileira e Psicopedagogia.

Pós-graduanda em  Gestão estratégica para EaD pela Universidade SENAC

Cursos de extensão em Design Instrucional, Direitos Autorais e Conteudista para EaD, Storytelling e Microlearning, Storyboard, Design de E-book, Formação via Web, Direitos Humanos e Memória Nacional, Psicologia Transpessoal, Emotopedia e Emotologia. 

Referências

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Publicado

2020-10-14