A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA ESCALA DE VALORES NOS PRIMÓRDIOS E NA ATUALIDADE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação colonial. Valores. Pós-modernidadResumo
A educação brasileira, desde seu início tem como foco central a formação do indivíduo para a vida futura, pela forma de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e, também, a construção de valores. Entretanto, os valores encontrados na pós-modernidade, parecem não se demonstrar estruturados na mesma maneira que os encontrados nos primórdios, o período colonial. Assim, a motivação para esse estudo surgiu com a finalidade de identificar, por meio da ótica da teoria dos valores, em que ordem estes se encontravam dispostos no início da educação brasileira e, em que medida, pode-se perceber hierarquizado na atualidade, compreendendo, para tanto, a história da educação brasileira. Leva-se em consideração as influências e ideias educacionais ocorridas desde o início, com a chegada dos jesuítas até sua expulsão no século XVIII, sua organização pedagógica e metodológica de ensino, bem como, as ideias que influenciaram a educação nos dias atuais, séculos XX e XXI, pós-modernidade, no mesmo contexto sócio cultural. Acredita-se que a escala de valores tem uma fundamental importância na educação brasileira, e que estes estão presentes nos dias atuais, porém, a maneira a qual estão dispostos, pode vir a revelar significativas mudanças no processo educativo que ora é vivenciado.
Palavras-chave: Educação colonial. Valores. Pós-modernidade.
Referências
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, Dez. 2008. Acessado em 11 de agosto de 2019. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-8557200800002000020&Ing=in&nrm=iso. Acessado em 14 de outubro de 2019.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo, SP: Editora Moderna, Ltda, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2003.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________. Comunidade – A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2003.
______________. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro, RJ: Zahar: 1999.
______________. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1999.
______________. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2000.
______________. O mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.
______________. Vida líquida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2009.
BERESFORD, Heron. Valor Saiba o que é: Rio de Janeiro, RJ: Shape, 2000.
BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/alunos/leis/lei_diretrizes_bases.htm> Acessado em 14 de outubro de 2019.
DALRYMPLE, Theodore. Nossa cultura...ou o que restou dela. São Paulo, SP: É realizações editora, 2015.
DUARTE, Cleia Zanatta Clavery Guarnido. Adolescência e sentido de vida. Curitiba, PR: Editora CRV, 2015.
FRANCA S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum": Introdução e Tradução. Rio de Janeiro, RJ: Livraria Agir Editora, 1952.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2019.
HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2010.
LA TAILLE, Yves.; MENIN, Maria Suzana De Stefano Menin. Crise dos valores ou valores em crise? Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
LISBOA, Maria da Graça Cavalcanti; PEREIRA, Rosane Maria Batista. Ideias educacionais e filosóficas no Brasil. Porto Alegre, RS: Edições Est, 1995.
PAIM, Antonio. História das ideias filosóficas no Brasil. São Paulo, SP: Editora Convívio, 1984.
PEREIRA, Rosane Maria Batista. O sistema ético-filosófico dos valores de Max Scheler. Porto Alegre, RS: Est edições, 2000.
RIBEIRO, Maria Luísa S. História da Educação Brasileira. Editora Moraes Ltda. São Paulo, SP: 1984.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1978.
SANDER, Benno. Educação na América Latina – Identidade e Globalização. Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 157-165, maio/ago. 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das Aldeias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da Educação Brasileira. São Paulo, SP: Salta, 2015.
TOBIAS, José Antonio. História da Educação Brasileira. São Paulo, SP: Editora Juriscredi Ltda, 1972.
______________. História das Ideias no Brasil. São Paulo, SP. Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1987.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Braisl. São Paulo, SP: Editora Scipione, 2000.
WERNECK, Vera Rudge. Educação e Sensibilidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Rovelle, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/