A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA ESCALA DE VALORES NOS PRIMÓRDIOS E NA ATUALIDADE

Autores

  • Sueli Rolão Frederico Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação colonial. Valores. Pós-modernidad

Resumo

A educação brasileira, desde seu início tem como foco central a formação do indivíduo para a vida futura, pela forma de transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e, também, a construção de valores. Entretanto, os valores encontrados na pós-modernidade, parecem não se demonstrar estruturados na mesma maneira que os encontrados nos primórdios, o período colonial. Assim, a motivação para esse estudo surgiu com a finalidade de identificar, por meio da ótica da teoria dos valores, em que ordem estes se encontravam dispostos no início da educação brasileira e, em que medida, pode-se perceber hierarquizado na atualidade, compreendendo, para tanto, a história da educação brasileira. Leva-se em consideração as influências e ideias educacionais ocorridas desde o início, com a chegada dos jesuítas até sua expulsão no século XVIII, sua organização pedagógica e metodológica de ensino, bem como, as ideias que influenciaram a educação nos dias atuais, séculos XX e XXI, pós-modernidade, no mesmo contexto sócio cultural. Acredita-se que a escala de valores tem uma fundamental importância na educação brasileira, e que estes estão presentes nos dias atuais, porém, a maneira a qual estão dispostos, pode vir a revelar significativas mudanças no processo educativo que ora é vivenciado.

 

Palavras-chave: Educação colonial. Valores. Pós-modernidade.

Biografia do Autor

Sueli Rolão Frederico, Universidade Católica de Petrópolis

Pedagoga, Mestre em Educação.

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Publicado

2020-10-14