ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS INGRESSOS NO CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA NA UFRRJ-IM EM 2017.2 E 2018.1

Autores

  • Bruna de Fátima Santos de Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Viviana da Silva Gmach Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Licenciatura em Pedagogia, Ensino de Superior, Perfil Discente

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar o perfil dos ingressantes no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, localizada na Baixada Fluminense. Considerando a baixa oferta de cursos do Ensino Superior em universidades públicas nesta região, propõe-se a reflexão acerca do perfil discente que busca a formação docente como alternativa profissionalizante entre os alunos ingressos nos períodos de 2017.2 e 2018.1. A Pedagogia não se apresenta neste trabalho com nenhum diferencial ou predileção em detrimento às demais carreiras acadêmicas, ocupa-se apenas em destacar algumas características e expectativas comuns ao público alvo analisado, percebendo a importância de suprir uma carência formativa e de egressos para o mercado de trabalho nesta localidade. Para tanto, selecionamos a pesquisa de campo, através de coleta de dados, quantificando e qualificando os resultados obtidos nesta pesquisa.


Referências

ALMEIDA, Douglas Monteiro. REUNI e o processo inverso de migração: um estudo sobre o instituto multidisciplinar em Nova Iguaçu. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015, São Luís. VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015.

BRASIL. Decreto n. 6096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 14 de novembro de 2019 às 20:08.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva. 2002.

URBANO, João. Estática, uma nova abordagem. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2010.

Downloads

Publicado

2020-10-14