O atendimento psicopedagógico on-line do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade - NAPPA aos estudantes no Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO
Palavras-chave:
Atendimento remoto. Ensino superior. Acessibilidade. Pandemia da COVID-19.Resumo
Este ensaio apresenta a experiência do atendimento remoto aos estudantes pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e Acessibilidade (NAPPA) do UNIFESO em tempos de pandemia da COVID-19. Seguimos neste trabalho não só com os estudantes que apresentam necessidades especiais, mas também com os estudantes que necessitam de acolhimento, orientação de estudos e outros casos com especificidades próprias. O UNIFESO, ao criar um Programa de Acessibilidade Institucional, abriu novas oportunidades no campo da educação inclusiva, sendo assim, este trabalho foi muito importante para criar no ambiente virtual, a possibilidade de atendimento, visto que os estudantes realizaram em 2020 as atividades acadêmicas a distância.
Referências
BRASIL. Resolução do Exercício Profissional Nº 4/2020. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018 Acesso em fev.2021
BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9394/96. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 04 mar 2021
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 04 mar. 2021
CURY, Carlos Roberto Jamil et al. O aluno com deficiência e a pandemia. Instituto Fabris Ferreira: São Paulo, 2020.
Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Centro Educacional Serra dos Órgãos. Projeto Pedagógico Institucional. PPI, 2016.
MORAN, José. Educação Híbrida – um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/