O atendimento psicopedagógico on-line do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade - NAPPA aos estudantes no Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO

Autores

  • Gicele Faissal Carvalho UNIFESO
  • Luciana Domard UNIFESO
  • Aryane Gonçalves Hodgson UNIFESO
  • Rosângela Pimentel Guimarães Crisostomo UNIFESO
  • Maria Lúcia Marra Smolka UNIFESO
  • Nathalia Quintella Mouteira UNIFESO

Palavras-chave:

Atendimento remoto. Ensino superior. Acessibilidade. Pandemia da COVID-19.

Resumo

Este ensaio apresenta a experiência do atendimento remoto aos estudantes pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e Acessibilidade (NAPPA) do UNIFESO em tempos de pandemia da COVID-19. Seguimos neste trabalho não só com os estudantes que apresentam necessidades especiais, mas também com os estudantes que necessitam de acolhimento, orientação de estudos e outros casos com especificidades próprias. O UNIFESO, ao criar um Programa de Acessibilidade Institucional, abriu novas oportunidades no campo da educação inclusiva, sendo assim, este trabalho foi muito importante para criar no ambiente virtual, a possibilidade de atendimento, visto que os estudantes realizaram em 2020 as atividades acadêmicas a distância.

Biografia do Autor

Gicele Faissal Carvalho, UNIFESO

Atua como Pedagoga do NAPPA/UNIFESO

Luciana Domard, UNIFESO

Atua como psicóloga no NAPPA/UNIFESO

Aryane Gonçalves Hodgson, UNIFESO

Atua como psicóloga no NAPPA/UNIFESO

Rosângela Pimentel Guimarães Crisostomo, UNIFESO

Atua como pedagoga no NAPPA/UNIFESO

Maria Lúcia Marra Smolka, UNIFESO

Atua como psicóloga no NAPPA/UNIFESO

Nathalia Quintella Mouteira, UNIFESO

Atua como Professora de LIBRAS/UNIFESO e pedagoga no NAPPA

Referências

BRASIL. Resolução do Exercício Profissional Nº 4/2020. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018 Acesso em fev.2021

BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9394/96. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 04 mar 2021

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Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Centro Educacional Serra dos Órgãos. Projeto Pedagógico Institucional. PPI, 2016.

MORAN, José. Educação Híbrida – um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

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Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência