Proposta preliminar de metodologia participativa de gerenciamento de resíduos sólidos com atores sociais do bairro Quebra Frascos, Teresópolis/RJ

Autores

  • Maria Helena Carvalho da Silva UNIFESO
  • Rodrigo Salgado Martuchelli Engenheiro de Produção/ Centro de Ciências e Tecnologia/ UNIFESO
  • Pâmela Diniz Gomes Engenheira de Produção/ Centro de Ciências e Tecnologia/ UNIFESO

Palavras-chave:

pesquisa-ação, gestão participativa, gerenciamento de resíduo sólido.

Resumo

Subprojeto originário do PIEX Pesquisa-Ação, realizado no bairro Quebra Frascos, em Teresópolis, desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre pesquisadores do CCT/UNIFESO e PARNASO. Este artigo apresenta uma proposta metodológica de gerenciamento de resíduos sólidos elaborada para atender às necessidades do bairro Quebra Frascos, localizado no município de Teresópolis, Rio de Janeiro. A proposta se baseia em duas etapas interrelacionadas. A primeira envolve a estimativa de produção de resíduos em termos de massa e volume no bairro (que inclui as comunidades Quebra Frascos e Jardim Serrano), enquanto a segunda etapa sugere o dimensionamento e posicionamento estratégico de coletoras a partir da utilização do método AHP. Como resultado da primeira etapa, além de obter um número estimado de produção de resíduo no bairro, constatou-se um grande potencial para aproveitamento do resíduo orgânico por meio de sistemas de compostagem e hortas comunitárias. Quanto à segunda etapa, apesar de não ter restado tempo hábil que possibilitasse a sua implementação, nada impede que os próprios moradores deem continuidade ao que foi proposto no presente estudo. Espera-se que a proposta metodológica aqui apresentada não apenas ajude a minimizar a problemática de resíduo sólido no bairro Quebra Frascos, mas também seja replicada em outras localidades de Teresópolis e contribua para o melhor gerenciamento de resíduos em todo o município.

Biografia do Autor

Maria Helena Carvalho da Silva, UNIFESO

Bióloga, Dra. Ocenaografia Biológica;

Profa. Titular, Engenharia de Produção, Centro de Ciências e Tecnologia, 

Referências

GOLDMAN, Fernando Luiz. Sistemas de Apoio à Decisão. Apostila da disciplina de sistemas de apoio à decisão. Teresópolis: UNIFESO, 2017.

ICMBio. Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Brasília. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2008. 383 p.

SCHALCH, V.; LEITE, W. C. A.; JUNIOR, J. L. F.; CASTRO, M. C. A. A. Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Escola de Engenharia de São Carlos: Departamento de Hidráulica e Saneamento. São Paulo, out. de 2002. 93 p. Disponível em: <http://www.deecc.ufc.br/Download/Gestao_de_Residuos_Solidos_PGTGA/Apostila_Gestao_e_Gerenciamento_de_RS_Schalch_et_al.pdf>. Acesso em: 26/01/2016

SILVA, Maria Helena Carvalho; MARTUCHELLI, Rodrigo Salgado; GOMES, Pâmela Diniz. Relatório Final de Projeto de Extensão – PIEx 2016/2017. Rio de Janeiro: UNIFESO/CCT, 2018. 15 p.

VARGAS, Ricardo. Utilizando a programação multicritério (AHP) para selecionar e priorizar projetos na gestão de portfólio. In: PM GLOBAL CONGRESS NORTH AMERICA, 2010, Washington. Anais... Washington: [s.n.], 2010. p. 1-22.

YOSHIKAWA, C. T. B. Pré-Diagnóstico participativo da Microbacia Hidrográfica do Rio Quebra-Frascos, com base no levantamento quali-quantitativo da Pesquisa-ação, Teresópolis/ RJ. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Serra dos Órgãos como requisito para obtenção de título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Junho, 2016.142p.

YOSHIKAWA, C. T. B.; SILVA, M. H. C.; GOMES, M.M. Diagnóstico socioambiental participativo da microbacia hidrográfica do Rio Quebra-Frascos, Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, Brasil. Brasil In: Action Research Network of the Americas (ARNA), 2017, Conference Proceedings | Cartagena, Colombia. Disponível em: <https://sites.google.com/site/arnaproceedings/2017-proceedings>.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência