Averiguando A Qualidade De Serviços Nas Agências Da Receita Estadual Do Estado Do Espírito Santo, Brasil: Métrica, Indicadores E Análise Servqual
Palavras-chave:
Atendimento agendado. Estado da Fazenda. Qualidade percebida. Receita Estadual. ServQual.Resumo
Objetivo de estudo: analisar a expectativa e a percepção do contribuinte quanto a qualidade dos serviços prestados pelas Agências da Receita Estadual do Estado do Espírito Santo. Metodologia/abordagem: o estudo adapta a abordagem teórico-metodológica Servqual como métrica capaz de dimensionar a matriz importância e satisfação e elenca que as determinantes Garantia e Receptividade influenciam a qualidade em serviços prestados. Originalidade/relevância: entre outras contribuições, na pesquisa de campo, adentra na questão da qualidade dos serviços diante os atendimentos presenciais agendados nas agências da Receita Estadual. Principais resultados: os resultados obtidos evidenciam que os entrevistados consideram a dimensão Receptividade como importante e bem desempenhada pelo os servidores. Contribuições teórico- metodológicas: a propriedade da adaptação do método Servqual foi demonstrada no estudo para medir a qualidade a partir das percepções e expectativas dos contribuintes. Além disso, a aplicação da teoria e metodologia adotadas gera dados para a tomada de decisão no âmbito das Agências da Receita Estadual.
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. Trajetória Recente da Gestão Pública Brasileira: Um Balanço Crítico e a Renovação da Agenda de Reformas. Revista de Administração Pública (RAP), Rio de Janeiro, v. 41, n. especial, p. 67- 86, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v41nspe/a05v41sp.pdf. Acesso em: 03 set 2019.
BIANCO, M. F.; COLBARI , A. L.; SILVA NETO, A. O. A Categoria dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil: a (Des)Construção da Identidade Profissional. Cadernos EBAPE.BR (FGV), Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?frbrVersion=2&script=sci_arttext&pid=S1679-3951201000em0300006&lng=en&tlng=en. Acesso em: 03 ago. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 fev 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm. Acesso em: 02 set 2019.
BRASIL. Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 jan. 2007. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htm. Acesso em: 15 set 2019.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Os Avanços da Reforma na Administração Pública: 1995-1998. Brasília: Imprensa Oficial, Cadernos MARE da Reforma do Estado, v. 15, 1998. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno15.pdf. Acesso em: 06 set 2019.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Modelo de Excelência em Gestão Pública. Brasília: Imprensa Oficial, versão 1, 2014. Disponível em: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/modelodeexcelenciaemgestaopublica2014.pdf. Acesso em: 30 ago 2019.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 47 n. 1, 1996. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.pdf. Acesso em: 05 set 2019.
CAMPOS, A. C. B.; MIGUEL, M. C.; CARVALHO, S. M. S. Aplicação do modelo servqual na bienal do livro da zona da mata: o olhar dos interagentes abrindo novas páginas para melhoria da qualidade. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 84-94, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v23n52p84 Acesso em: 18 out. 2022.
CAMPOS, A. C. B; MIGUEL, M. C.; SILVEIRA, R. Z. da. Aplicação do modelo SERVQUAL na Mostra coletiva “Gemologia - da Ciência à Arte”. Expressa Extensão, Pelotas, n. 02, v. 22, p. 37-56, jul/dez, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/download/1151 9/7821. Acesso em: 01 nov. 2017.
CARVALHO, S. M. S.; MIGUEL, M. C.; CAMPOS, A. C. B. Aproveite a sua passagem e viaje pelo mundo da leitura: uma análise das bibliotecas transcol de vila velha por meio da ferramenta servqual. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 408–426, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i3.8651239. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40165. Acesso em: 19 out. 2022.
CRONIN JR., J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring Service Quality: a Reexamination and Extension. Journal of Marketing, Chicago, v. 56, n. 3, p. 55-68, 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/J_Cronin_Jr/publication/225083621_Measuring_Service_Quality_-_A_Reexamination_And_Extension/links/54fbd7a70cf20700c5e7dc4c/Measuring-Service-Quality-A-Reexamination-And-Extension.pdf. Acesso em: 09 ago 2019.
ESPÍRITO SANTO. Decreto nº 2588-R, de 23 de setembro de 2010. Dispõe sobre alterações na estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ, sem elevação da despesa fixada e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Vitória, ES, 24 set 2010. Disponível em: https://internet.sefaz.es.gov.br/institucional/arquivos/legislacao/2010-26-decreto2588-r,reestruturaosefaz.pdf. Acesso em: 05 ago 2019.
ESPÍRITO SANTO. Decreto nº 3055-R, de 12 de julho de 2012. Dispõe sobre a transformação de cargos de provimento em comissão no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ, sem elevação da despesa fixada. Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Vitória, ES, 13 jul 2012. Disponível em: https://internet.sefaz.es.gov.br/institucional/arquivos/legislacao/2012-07-12-decreton3.055-r-transformaunidadesnasubsad.pdf. Acesso em: 05 ago 2019.
ESPÍRITO SANTO. Lei Complementar nº 225, de 08 de janeiro de 2002. Moderniza e redefine a estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Fazenda. Diário Oficial do Estado, Poder Legislativo, Vitória, ES, 11 jan 2002. Disponível em: http://www.sefaz.es.gov.br/desenvolvimento_fazendario/LeiComplementar225.pdf. Acesso em: 03 ago 2019.
ESPÍRITO SANTO. Lei Complementar nº 776, de 16 de abril de 2014. Altera a estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Poder Legislativo, Vitória, ES, 17 abr 2014. Disponível em: http://www3.al.es.gov.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/LC%20n%C2%BA%20776.htm.
FREITAS, A. L. P., RODRIGUES, S. G. A avaliação da confiabilidade de questionário: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Anais [...] SIMPEP – Bauru-SP, 12., 2005. Disponível em: simpep.feb.unesp.br/anais_simpep_aux.php?e=12. Acesso em: 16 jun 2020.
GABRIEL JUNIOR, R.; MIGUEL, M. C.; SILVEIRA, R. Z. Desafios e perspectivas à luz da métrica servqual: o contribuinte nas agências da receita estadual do estado do Espírito Santo, Brasil. Revista de Tecnologia Aplicada, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 53-89, 2022. Disponível em: http://cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RTA/article/view/1902/0. Acesso em: 18 out. 2022.
GABRIEL JUNIOR, R.; SILVEIRA, R. Z.; MIGUEL, M. C. Olhares para os serviços prestados pelas agências da receita estadual - ARE, Espírito Santo, Brasil. Revista de Tecnologia Aplicada, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 68-87, 2022. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/68612/olhares-para-os-servicos-prestados-pelas-agencias-da-receita-estadual---are--espirito-santo--brasil. Acesso em: 18 out. 2022.
HORA, H. R. M.; MONTEIRO, G. T. R.; ARICA, J. Hora. Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um Estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 85 - 103, jun. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/9321/8252. Acesso em: 15 jun 2020.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da População. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?edicao=25272. Acesso em: 22 abr. 2020.
LOUREIRO, M. R.; ABRUCIO, F. L.; PACHECO, R.S. Burocracia e Política no Brasil: Desafios para o Estado Democrático no Século XXI. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1ª ed., 2010.
METAXAS, Theodore; MAKARATZI, Elisavet; TERZIDIS, Konstantinos. Improving Service Quality to Local Communities Via a Citizen Satisfaction Measurement in Greece: The 'MUSA'. The Journal of Developing Areas, Tennessee, v. 51, n. 3, p. 77 -101, 2017. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/jda/journl/vol.51year2017issue3pp77-101.html. Acesso em: 05 out 2019.
MIGUEL, M. C.; COSTA, R. P. F. Perspectivas à luz do visitante sobre a qualidade de serviços no museu de arte moderna, Resende - RJ | perspectives in the light of the visitor on the quality of services at the museum of modern art, Resende in Brazil. Ciência da Informação, [S. l.], v. 49, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/149749. Acesso em: 18 out. 2022.
MIGUEL, M. C.; SILVEIRA, R. Z. Percepções e Expectativas dos Associados da Biblioteca Transcol em Encontro aos seus Dez Anos de Atuação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 2021-2041, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/REGS/article/view/7386. Acesso em: 18 out. 2022.
MIGUEL, M. C.; SILVEIRA, R. Z. Qualidade, organização museológica e extensão universitária: avaliação pluralizada pelo o aporte teórico-metodológico Servqual. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 11–21, 2018. DOI: 10.36311/1981-1640.2018.v12n4.03.p11. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980. Acesso em: 18 out. 2022.
MIGUEL, M. C.; SOUSA, M. M. de; FREIRE, V. F. Avaliação da qualidade nos espaços de popularização da ciência e tecnologia com ênfase na astronomia e nos ambientes imersivos de tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica de Inciação Científica Tecnológica e Artística, São Paulo, n. 04, v. 6, 2017. Disponível em: www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp- content/uploads/2017/04/tec_aplicada.pdf . Acesso em: 19 maio. 2019.
MONTEIRO, N. J. et al. Avaliação do Serviço de Coleta para Exame Colpocitológico pela Escala SERVQUAL. Revista Brasileira de Enfermagem – REBEN. [S. l.], v.72, n.1, pp.118-124, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-71672019000100118&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 jun 2020.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira, 2ª ed., 2002.
OVIEDO, H. C., CAMPO-ARIAS, A. Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach, Revista Colombiana de Psiquiatría. [S. l.], v. 34, n. 4. p. 572-580. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/806/80634409.pdf. Acesso em: 16 jun 2020.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. Journal of Marketing, Chicago, v. 49, p. 41 - 50, 1985. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Valarie_Zeithaml/publication/305764085_A_Conceptual_Model_of_Service_Quality_and_Its_Implications_for_Future_Research/links/5823644a08ae61258e3cab21/A-Conceptual-Model-of-Service-Quality-and-Its-Implications-for-Future-Research.pdf. Acesso em: 05 ago 2019.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. SERVQUAL: Uma Escala de Itens Múltiplos para Medir a Percepção do Consumidor sobre a Qualidade do Serviço. Journal of Retailing, [S. l.], v. 64, n. 1, p. 21-40, 1988. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Valarie_Zeithaml/publication/225083802_SERVQUAL_A_multiple-_Item_Scale_for_measuring_consumer_perceptions_of_service_quality/links/5429a4540cf27e39fa8e6531/SERVQUAL-A-multiple-Item-Scale-for-measuring-consumer-perceptions-of-service-quality.pdf. Acesso em: 05 ago 2019.
ROCHA, Antonio Marcos. Qualidade dos Serviços de Tecnologia da Informação: Um Estudo no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFES. RiUFES, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/8732/1/tese_9198_Disssertação%20Final%20-%
ROSEMBERG, D. S.; MIGUEL, M. C.; CARVALHO, S. M. S. de. Qualidade Percebida Na Ótica Do Usuário: emprego da abordagem teórico-metodológica servqual em um serviço de referência. Ponto de Acesso, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 40–57, 2018. DOI: 10.9771/rpa.v12i2.16740. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/16740. Acesso em: 9 abr. 2023.
SANTOS, A. H. M.; CÂNDIDO, C. J. F. Avaliação da Qualidade dos Serviços Bancários Online: Proposta de Integração dos Modelos SERVQUAL, Kano e QFD. Tourism & Management Studies, [S. l.], v.12, n. 2, p. 145-153, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2182-84582016000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 06 out 2019.
SILVEIRA, R. Z.; MIGUEL, M. C. Avaliar e (re) pensar espaços de socioambientalismo museológico: olhares sobre o Museu de história natural do sul do estado do Espírito Santo. Expressa Extensão, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 104-121, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/ article/download/12537/8139. Acesso em: 21 maio. 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/