Usando recursos interativos da Web para apoiar o processo Ensino-aprendizagem em escolas de Ensino Médio brasileiras

Autores

  • Thiago Almeida Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Ramon Gomes Costa Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Ensino Médio, Internet, processo Ensino-aprendizagem,

Resumo

O usoinadequado de tecnologias durante o processo Ensino-aprendizagem podem provocar desinteresse nos alunos. Tal fator pode ser considerado responsabilidade tanto pela falta de orientação e capacitação dos professores quanto do uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Se uma reformulação no ensino não puder ser feita, professores devem ser orientados sobre a possibilidade de enriquecer o conhecimento dos alunos através do uso adequado de novas tecnologias fora da escola. O presente estudo relata o uso de recursos interativos da Web por alunos do Ensino médio de uma escola estadual brasileira. Embasado no crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias, faz-se necessário consolidar suas vantagens e desvantagens no auxílio do processo Ensino-aprendizagem. Este trabalho objetiva relatar o uso das novas tecnologias da Web a favor do ensino, apresentando aspectos que melhoram a interação entre alunos para propiciar enriquecimento educacional.

Referências

ACOSTA-HOYOS; Luis E.; GUERRERO GUTIERREZ, José Solon de J. Tecnologia e qualidade de vida (uma polêmica de nosso tempo). Viçosa: Imprensa Universitária da UFV, 1985.

BARROS, A. J. S. e LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2 Ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

BENTON, J. Students prefer web for academic research, new pew survey shows. The Dallas Morning News: Education Extra. Disponível em: <http://www.dallasnews.com/cgibin/print.com/education/461784_internetki_0.html> Acesso em: 17/10/2015;

CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez Editora, 1999;

FRANCO, S. A. P. (et al.) Leitura na universidade: do papel impresso ao virtual. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arq uivos/anais/2012/anais/educacaosuperior/leituranauniversidade.pdf>.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LÈVY, P. (2002). Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MAZZILLI, Hugo Nigro; GARCIA, Wander. Anotações ao código civil. São Paulo: Saraiva, 2005.

MONEREO, Carles; FUENTES, Marta. Ensino e Aprendizagem de Estratégias de Busca e Seleção de Informações em Ambientes Virtuais. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZARTH, Paulo Afonso et. al. Os caminhos da exclusão social. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1998.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Iniciação Científica